quarta-feira, 18 de março de 2009

5º Fórum Regional - Região Algarve

Fórum Regional
07 de Março de 2009

A Agência Nacional para o Programa Juventude em Acção levou a cabo o 5º Fórum Regional na região do Algarve (Faro).

Participaram neste Fórum cerca de 18 entidades.


Os Momentos do Fórum Regional

Decidiu-se neste 5º Fórum inverter os Momentos.

Por considerar que o momento AVALIAR é de extrema importância para esta auscultação, na medida em que se pretende criar um novo modelo / conceito / lógica de avaliação junto das entidades beneficiárias do Programa, decidiu-se neste Fórum inverter os momentos uma vez que ao considerá-lo a terceira actividade do dia os objectivos não estavam a ser atingidos. As entidades, pelo avançado da hora e pelo cansaço que apresentavam, não assimilavam convenientemente os conceitos subjacentes a esta nova forma de pensar a avaliação.

AVALIAR
Iniciou-se o Fórum com a administração e explicação do Instrumento Qualitativo de Avaliação. O Professor Roque Amaro salientou na sua explicação a importância da avaliação como forma de: melhorar o desempenho das entidades; verificar se os objectivos foram atingidos; e melhorar o modelo de intervenção das mesmas.
Para além deste aspecto realçou, ainda, a diferença entre a hetero-avaliação e a auto-avaliação, sendo que nesta última destacou a importância de perceber a avaliação como um processo, da mesma apoiar a regulação, logo a decisão e, por fim, de ser um processo que deve ser partilhado e participado.

Finalizou o momento defendendo que a avaliação deve possibilitar a explicitação da nossa subjectividade e que, por conseguinte, devemos discutir essa mesma subjectividade com os outros.

OUVIR / REFLECTIR
A matriz SWOT decorreu conforme o previsto, recolhendo-se a opinião dos beneficiários através de uma leitura interna e externa dos projectos inclusivos desenvolvidos no âmbito do Programa Juventude em Acção.

FORMAR
Por fim, decorreu a sessão de formação sobre a temática da Inclusão Social, dando-se especial atenção aos conceitos de Parceria e Sustentabilidade.

Constatou-se no final do dia que a mudança para uma nova estrutura do Fórum foi muito positiva. Assim, decidiu-se manter esta disposição nos próximos eventos.

Um agradecimento especial à Direcção Regional da Juventude da região do Algarve, na pessoa da sua Directora, Dra. Sara Brito e da correspondente regional do Programa Juventude em Acção, Sónia de Jesus, pela motivação e empenho na realização desta actividade.

Às entidades, um especial agradecimento pela sua participação e pelo seu contributo em mais este momento de partilha, aprendizagem e convívio.

Sem comentários:

Enviar um comentário